sexta-feira, 23 de março de 2012

Campanha RESPEITO É BOM E EU GOSTO


Encerrou-se hoje a campanha "Respeito é bom e eu gosto", uma conscientização sobre o bullying nas escolas. Numa parceria entre o MovPaz, COMDECA, Conselho Tutelar e Prefeitura Municipal, várias escolas da cidade receberam a visita dos organizadores do evento, que ministraram palestra sobre o tema e também levaram a cultura através de dramatização e literatura de cordel.

O bullying, que é todo o tipo de violência física e/ou psicológica realizada de forma intencional e repetida, é, infelizmente, algo recorrente nas escolas. Por isso se deu a necessidade de trabalhar o tema em Santa Cruz do Capibaribe.

Em cada escola, levou-se questionários para os alunos responderem sobre a temática do bullying, e não foram poucos os que referiram já ter sofrido este tipo de violência. Os alunos deram várias sugestões para a resolução do problema, como ampliar a conversa entre pais e filhos, informação e conscientização dos alunos através de palestras, quem sofre a agressão denunciar e também a punição dos agressores, entre várias outras sugestões.

A equipe que efetivou as ações considerou muito positivo o resultado nas escolas, tendo em vista a ampla participação e interação dos alunos e professores durante os momentos de reflexão. Mais ações como esta estão sendo elaboradas na direção da construção de uma cultura de paz.



Conscientização sobre o bullying é realizada nas escolas

A noite do dia 19 de março foi marcada por cultura e interação em favor do respeito na Escola Padre Zuzinha. A ação foi desenvolvida pelo MovPaz, COMDECA e Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe, apoiada pela Prefeitura Municipal. Durante a semana, serão ministradas palestras em várias escolas da cidade, constituindo a I Semana de Conscientização sobre o bullying nas escolas.

Os alunos da Padre Zuzinha foram recepcionados no pátio da escola por uma dramatização realizada pelos integrantes do projeto, que simularam uma cena de bullying. Isto deu início à palestra que foi realizada e que trouxe diversos temas, como consequências do bullying, cyberbullying, importância da escola na formação cidadã, paz na escola, políticas públicas para garantia de direito aos jovens, entre outros. A palestra foi ministrada de forma dinâmica por Carlos Lisboa, Marivaldo Andrade, Laércio Glicério, Narah Leandro, professor Jorge, Lúcia Nascimento e Anne Karolynne, que finalizou declamando a literatura de cordel "Bullying: nós podemos evitar". Todos os alunos receberam uma cartilha com o cordel, de autoria da professora Jucilene Negreiros.

Esta ação está sendo promovida para que através da estimulação do respeito ao outro, evite-se casos de bullying na escola, através da sensibilização de alunos e professores sobre esta forma de violência que traz prejuízos imensuráveis. Todos foram convidados a conviver com as diferenças, aceitando a individualidade que cada ser humano tem.

terça-feira, 20 de março de 2012

CINEMA PELA PAZ: São Francisco de Assis


 
CINEMA PELA PAZ: São Francisco de Assis

 
No dia 29 de março será exibido o segundo filme do projeto Cinema pela Paz. Após o sucesso da exibição do filme Madre Teresa, que lotou o Teatro Municipal, o MovPaz traz para a população santacruzense o filme que conta a história do pacifista São Francisco de Assis, "Irmão Sol, Irmã Lua". 

Nascido em berço de ouro, cercado de privilégios, paixões e luxo, Francisco de Assis veio a ser um dos mais amados e reverenciados santos da história. O filme enfoca os primeiros anos da vida do homem que procurou a comunhão com a natureza, renunciando às riquezas da família para traçar seu próprio destino, livre do apego às propriedades materiais, para conquistar a união espiritual com o mundo. É a história épica de coragem e sacrifício de um homem que é uma inspiração para toda a família.

Essa é mais uma ação do Movimento Pela Paz de Santa Cruz do Caibaribe. O grupo se prepara para a I Grande Caminhada Pela Paz, que ocorrerá na cidade no mês de outubro deste ano.

INFORMAÇÕES SOBRE O FILME:

FILME: Irmão Sol, Irmã Lua
LOCAL: Teatro Municipal
HORÁRIO: 19:30h
DIA: 29 de março de 2012 (QUINTA-FEIRA)

 

segunda-feira, 12 de março de 2012

MovPaz chega a São Domingos


As ações do MovPaz Santa Cruz  ultrapassaram os limites da cidade e chegaram a São Domingos. Motivados pela força da paz, moradores do Brejo da Madre de Deus e de São Domingos estão se reunindo quinzenalmente com voluntários do MovPaz Santa Cruz para a realização de estudos do livro "Educação Pela Paz", do autor Clóvis Nunes, idealizador do projeto Paz pela Paz.

O próximo encontro do grupo é neste sábado (17), das 10h da manhã ao meio dia. Além do grupo que já vai para as reuniões, qualquer cidadão também pode participar e receberá boa acolhida. Nesta semana o capítulo do livro aborda o tema: Realizando uma educação que ensine a ser feliz.

O grupo de estudos do MovPaz Santa Cruz já concluiu a leitura e discussão do "Educação Pela Paz". Atualmente está sendo realizado o estudo de vários pacifistas, e, mensalmente, um filme de algum deles é exibido no Teatro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, concretizando o projeto "Cinema pela Paz". Os estudos em Santa Cruz são realizados todas as terças-feiras, das 20h às 21:30h, na CDL. Todos os que tiverem interesse em comparecer serão bem vindos.



domingo, 11 de março de 2012

CAMPANHA “RESPEITO É BOM E EU GOSTO” EM PROL DA PAZ NAS ESCOLAS


                      Sexta-feira (09) o MovPaz Santa Cruz se reuniu com representantes do COMDECA a fim de planejar ações de estimulação do respeito nas escolas, visando disseminar a paz.

                        O bullying nas escolas vem tomando rumo preocupante, trazendo prejuízos tanto para quem sofre as agressões, quanto para quem pratica o ato e para a própria escola, que acaba vulnerável à evasão; por isso é preciso realizar ampla conscientização dos alunos e professores sobre esta realidade. Nesse contexto, serão realizadas palestras interativas com dramatização e declamação de literatura de cordel nas escolas da rede estadual, municipal e privada de Santa Cruz do Capibaribe, com a participação do Conselho Tutelar, COMDECA e MovPaz Santa Cruz.

                        A semana do respeito se dará entre os dias 19 e 23 de março, e os organizadores do evento esperam contemplar o máximo de escolas possíveis.

sexta-feira, 9 de março de 2012

RESPEITO É BOM E EU GOSTO

Hoje as nossas colaboradoras Anne Karolynne e Lúcia Nascimento se reuniram com a equipe do Comdeca e Conselho Tutelar para planejar as ações da campanha: "RESPEITO É BOM E EU GOSTO". Será uma semana de atividades intensas nas escolas de Santa Cruz Do Capibaribe.

sábado, 3 de março de 2012

Sobre o MovPaz Santa Cruz




O Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência de Santa Cruz do Capibaribe é uma   Organização Não-Governamental  (ONG), sem fins lucrativos, sem vínculos e tendências religiosas ou partidárias de qualquer natureza. Constitui-se num movimento amplo, irrestrito e includente em favor da Paz.  

A inserção oficial do movimento na cidade se deu a partir do I Seminário Pela Paz, que ocorreu na Câmara de Vereadores em 04 de junho de 2011. Antes disso, o grupo de voluntários se reunia semanalmente para o planejamento do evento e da instituição do MovPaz na cidade.

Desde então, estão sendo realizados estudos pela paz semanalmente. O grupo se reúne, provisoriamente, na CDL, todas as terças-feiras, das 19:30h às 21:30h.A proposta do MovPaz é a implantação de ações concretas e efetivas que possibilitem a organização e construção da Paz, alcançando os três segmentos de sua estruturação: Paz Ambiental, Paz Social e Paz Interior.

O projeto que norteia o desenvolvimento das atividades do MovPaz é denominado Paz pela Paz, que estabelece 21 ações,   visando promover na sociedade o desenvolvimento de uma cultura de Paz. 

MovPaz na mídia

Saudações!!

Iniciamos hoje, 03 de março de 2012, as postagens no Blog MovPaz Santa Cruz. Sempre estamos divulgando nossas ações na mídia santacruzense, em blogs diversos e também em nosso facebook (http://www.facebook.com/movpazsantacruz), e agora teremos mais este meio de comunicação.

Neste espaço, postaremos sobre nosso projeto, as ações que serão desenvolvidas durante o ano, e também mensagens de pacifistas.

Paz pela Paz!!